Juntos contra a dengue (Aedes Aegypti)

Campanha contra o mosquito da dengue (Aedes Aegypti)

Orgão Emissor: Câmara Municipal de Pintadas - Ba

O vírus da dengue é transmitido através do mosquito Aedes aegypt(significa “odioso do Egito), também causador da febre chikungunya e o Zica vírusO mosquito mede menos de um centímetro e tem listras brancas no tórax, cabeça e pernas. A fêmea é a responsável pela transmissão das doenças, principalmente por via vetorial (pela picada), também pode ocorrer transmissão por via vertical (de mãe para filho(a) durante a gestação).

A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro de um ano a maio do ano seguinte, por isso é necessário conscientizar a população sobre a proliferação do mosquito, através da forma mais eficaz de combate ao mosquito Aedes aegypti – a prevenção.

Verificar se a caixa d’água está tampada, colocar areia nos pratos das plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar vasilhas dos animais de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir cisterna e demais reservatórios de água.

Outra forma também bastante eficaz de prevenção da doença é a vacinaO Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.